A Clonagem
As câmaras da National Geographic revelam a história, a controvérsia e os últimos desenvolvimentos tecnológicos da clonagem genética, que vão desde a criação de órgãos sobressalentes, com o intuito de ajudar os doentes, passando pelas empresas que sugerem às celebridades o registo dos direitos do seu ADN, até à recuperação de populações de animais raros, em vias de extinção.
O documentário apresenta comoventes testemunhos pessoais: gente escolhida aleatoriamente, gente famosa do cinema (Christopher Reeve, presidente da Fundação de Paralisia Christopher Reeve), doentes desesperados (Andrea Gordon e Viviane Maxwell), padres (Russel E. Saltzman), juristas (George Annas), geneticistas (David Ayares, Rudolf Jaenuch, Panos Zavos), fisiologistas da reprodução (Rob Etches, Betsy Dresser, Philip Damiani), bem como outros engenheiros genéticos e cientistas (Robert Lanza e Anthony Atala).
Mostra-se o potencial milagroso (esperança de tratamento) e as assustadoras possibilidades (dilemas éticos e cenários típicos de filmes de ficção científica) da clonagem genética nos seus dois essenciais objectivos: (1) a reprodução e (2) a terapia. Estes são debatidos em argumentos a favor e contra, no que diz respeito ao destino dos seres humanos e dos animais.
Aqui vos deixo também uma ficha de trabalho e uma proposta de correção da mesma, mas também algumas atividades que se podem realizar com este conteúdo:
Guião e ficha de trabalho sobre o documentário A Clonagem.pdf (192277)